Os alimentos são compostos por macronutrientes tais como hidratos de carbono (HC) de absorção lenta e de absorção rápida, proteínas e gorduras.
Estes macronutrientes, quando absorvidos, têm a capacidade de elevarem a glicemia, embora de forma e com tempos diferentes como se pode verificar na imagem abaixo.
Agende já a sua Consulta de Nutrição Online Aqui
O Hidrato de Carbono é o macronutriente que mais impacta (100%) na glicemia e de forma mais rápida, sendo totalmente absorvido. Ele é convertido em glicose no espaço de 15 minutos até 1 a 2 horas, conforme se pode verificar na imagem acima.
SABER e FAZER a contagem de HC é fundamental para o bom controlo e estabilidade da glicemia, tanto em pessoas com diabetes tipo 1 como com diabetes tipo 2.
No entanto, há outros macronutrientes como a proteína e a gordura que também impactam, embora de forma diferente, na glicemia.
A conversão destes em glicose é menor e mais tardia.
No caso da Proteína apenas 30-60% do total ingerido é convertido em HC, evidenciando-se um aumento da glicemia cerca de 3 a 4 horas após a refeição. Desta forma poderá haver necessidade da aplicação de uma dose extra de insulina rápida ou ultra-rápida, 1h-1h30 depois da refeição (teste a glicemia capilar para começar a perceber).
Para a pessoa que faz terapêutica com Bomba de insulina, pode ser mais interessante fazer um bólus estendido (Roche) ou bólus quadrado (Medtronic) para cobrir uma refeição baixa em HC e rica em proteína. Neste caso teste a necessidade de estender o bólus referido por 2h ou 3h para cobrir o impacto dessa proteína.
Agende já a sua Consulta de Nutrição Online Aqui
A Gordura tem pouco impacto (apenas 10% do consumido) e geralmente não provoca pico na glicemia. O efeito dela costuma ter uma duração de 5 a 10 horas.
Exceção será quando a refeição tiver mais de 30g de gordura. Neste caso, considere 30% da gordura total da refeição para o cálculo da dose de insulina necessária para a refeição.
Opte por aplicar a insulina rápida ou ultra rápida 3h30 a 4 horas após a refeição OU, se tiver bomba de insulina e mediante a composição da refeição, opte por fazer um bólus estendido (Roche) ou quadrado (Medtronic) por várias horas (5 a 7 horas, vá testando) para cobrir a gordura e, se necessário, algum bólus padrão no meio para cobrir proteína e/ou HC.
NOTA: O excesso de gordura saturada e trans no fim de semana (com refeições como piza, hamburguer com batatas fritas, …) pode provocar uma maior resistência à insulina no início da semana.
Agende já a sua Consulta de Nutrição Online Aqui
Para a personalização da sua alimentação consulte um nutricionista credenciado.
Não se esqueça de me seguir no Facebook e Instagram!
Saudações vitaminadas!
Lucília Duarte