No dia 4 de Março assinalou-se o Dia Mundial da Obesidade.
Falar em obesidade é falar em estratégias para a redução da prevalência, cada vez maior, desta doença.
E uma das estratégias major é a mudança de hábitos alimentares no que diz respeito ao consumo de legumes, nomeadamente ao consumo de SOPA.
A sopa de legumes (sem adição de hidratos de carbono como batata, batata doce, arroz, massa, inhame, feijão, grão, lentilhas) é dos pratos menos calóricos, mais saciantes e rico em micro nutrientes com que podemos e devemos iniciar uma refeição.
É também um auxiliar precioso no controlo glicémico da pessoa com diabetes dado que o conteúdo em fibras contribui para a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue (glicémia).
Eu não dispenso! E vocês aí desse lado?
Agende já a sua Consulta de Nutrição Online Aqui
Como é que eu faço a minha sopa?
SEM adição de qualquer hidrato de carbono, quer seja batata doce ou feijão!
A minha sopa é composta por MUITOS legumes, daí nunca ficar com demasiada água. A base da sopa fica bastante cremosa e muito saborosa
.
- Na base da sopa utilizo sempre, NO MINÍMO, 6 ingredientes tais como: abóbora, cenoura, cebola, alho, alho francês, courgete com casca, beringela, nabo, aipo, couve-flor, alface, pés de ervas aromáticas, pimento, tomate, brócolos, xuxu…
- Acrescento ainda algum sabor com especiarias e/ou ervas aromáticas como por exemplo: gengibre, curcuma, pimenta, coentros, salsa, hortelã, …
- Depois da base da sopa triturada posso juntar mais ingrediente(s) inteiro(s) para promover a mastigação. P. ex. agrião, espinafres, repolho, variadas couves, feijão verde, alho francês, ervas aromáticas, sementes de abóbora, sementes de sésamo.
- E por último um fio de azeite e (se necessário) uma pitada de sal.
Também têm o hábito de fazer a sopa apenas com legumes?
E de comer sopa no início das refeições?
Já imaginaram poderem comer de tudo um pouco no segundo prato pois têm pleno controlo das quantidades que vão ingerir?
E isto porquê?
Porque já iniciámos a refeição com a sopa de legumes o que nos deixou saciados e capazes de controlar as quantidades de alimentos no segundo prato.